Prefeitura de Cláudio decreta situação de emergência após fortes chuvas e estragos registrados na cidade
09/01/2025
Houve transbordamento de lagoas, o que resultou em alagamentos que atingiram residências com água, lama, galhos e troncos. Diversos outros estragos foram registrados em diferentes pontos da cidade. Imóveis foram afetados com água de lagoas que transbordaram em Cláudio
Reprodução/Tv Integração
Depois das fortes chuvas que atingiram Cláudio nos últimos dias, a Prefeitura declarou situação de emergência no município. O decreto, publicado nesta quinta-feira (9), autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Segundo o Art. 2º do documento, as ações têm como objetivo a assistência e proteção à população atingida, além da reabilitação das áreas afetadas.
O decreto também permite a dispensa de licitação para a contratação de bens, serviços e obras indispensáveis ao atendimento das demandas emergenciais, conforme o previsto no art. 75, inciso VIII, da Lei n° 14.133/2021.
Estragos registrados
Casas foram transformadas em rios durante chuva em Cláudio
As fortes chuvas, concentradas nas últimas 24 horas, causaram alagamentos em diversos pontos da cidade. Os bairros Angelina Quirino, São Francisco, Centro e a comunidade de Corumbá foram as áreas mais afetadas.
Houve transbordamento de lagoas, o que resultou em alagamentos que atingiram residências com água, lama, galhos e troncos. Diversos estragos foram registrados em diferentes pontos da cidade.
Após várias vistorias, a Defesa Civil emitiu laudos que resultaram na interdição temporária de quatro residências. Duas famílias buscaram abrigo na casa de parentes e amigos, enquanto outras duas, totalizando 10 pessoas, foram encaminhadas para um hotel disponibilizado pela Prefeitura.
A Assessoria de Promoção Social e o Centro de Referência da Assistente Social (CRAS) iniciaram o acompanhamento dessas famílias.
Atualmente, duas estradas rurais estão interditadas: a que liga a comunidade do Corumbá à comunidade do Palmital e a que dá acesso à comunidade de Canoas. A Prefeitura informou que já foram iniciados os trabalhos de recuperação dessas vias.
Desde a madrugada de quinta-feira (9), equipes da Defesa Civil, da Assessoria de Promoção Social, da Secretaria de Obras e Infraestrutura, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Resgate Voluntário, estão atuando para atender as demandas emergenciais, avaliar os danos e iniciar os reparos necessários.
A administração também intensificou os trabalhos nas estradas rurais, onde foram realizados reparos emergenciais para garantir o escoamento da produção agrícola e a trafegabilidade das vias.
“Reconhecemos a extensão das estradas e estamos empenhados em minimizar os impactos causados pelas chuvas”, afirmou a Prefeitura em nota.
Monitoramento contínuo
Até o momento, não há registro de vítimas. As áreas afetadas seguem sendo monitoradas pelas equipes municipais, que permanecem em campo para solucionar os problemas ainda existentes.
A Prefeitura reforça que a população pode contar com o apoio da Ouvidoria Municipal e da Defesa Civil para relatar novas demandas e receber orientações. Os contatos disponíveis para emergências são: Ouvidoria: (37) 3381-4826 / (37) 99873-7014
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas